Persona: o que é e para que serve?

A Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. Não se engane: essa é uma das ferramentas de segmentação de mercado principais e é a base do Marketing Digital.

Quem você quer alcançar com a produção de conteúdos da sua marca? Com quem o seu negócio pretende se comunicar? Quem é a sua persona? É para isso que as marcas adotam uma buyer persona, isto é, um personagem semi fictício que representa os clientes da empresa, criado com base em dados reais sobre esse público. Sendo assim, é para a persona que as estratégias são criadas.
Para criar a persona, é preciso pesquisar: quem são os seus clientes, com o que trabalham, o que gostam de fazer, como se informam, quais são suas maiores necessidades? Assim, essa personagem se embasa em dados reais, não em suposições da equipe de marketing.

É importante ressaltar que persona e público-alvo são duas coisas diferentes. O público-alvo surgiu no contexto do Marketing 2.0, quando as marcas passaram a colocar o consumidor no centro das estratégias. Em vez de criar campanhas para uma massa de consumidores, elas começaram a segmentar mercados por idade, localização, gênero, renda, escolaridade, interesses, entre outros, além de características psicológicas e comportamentais.

A principal diferença entre eles é que o público-alvo é uma definição mais genérica dos consumidores, enquanto a persona cria uma identidade bem definida, no papel de um personagem.

No geral, a persona tem diversas funções. Ela serve para aprofundar o conhecimento sobre o público, entender o valor do seu produto para o público, definir os canais de comunicação com o público, definir pautas do marketing de conteúdo e a linguagem do tom de voz, entre outros.
Perceba como a persona influencia as estratégias! No Marketing de Conteúdo, especialmente, ela é essencial!

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