Marketing na Copa: cuidado para não dar bola fora!

A Copa do Mundo está chegando e todo mundo vai querer “tirar uma casquinha” do campeonato, mas você precisa tomar cuidado para o seu negócio não levar um “7 x 1” neste mundial. Durante a última competição muitas empresas foram advertidas e multadas pelo uso de marcas registradas da FIFA e CBF. Um patrocinador oficial da Copa do Mundo paga uma fortuna para estampar sua marca e ganhar visibilidade, por isso, a FIFA usa e usará de todos os meios para evitar que alguém se “dê bem de graça.”
Confira alguns termos que você NÃO deve usar para promover sua marca na Copa do Mundo:

· 2018 FIFA World Cup Russia™
· FIFA World Cup™
· FIFA™
· World Cup™
· Чемпионата мира по футболу FIFA™
· Чм 2018 ™
· COPA 2018™
· COPA MUNDIAL 2018™
· COUPE DU MONDE 2018™
· MUNDIAL 2018™
· MONDIALI 2018™
· RUSIA 2018™
· RUSSIA 2018™
· Россия 2018™
· WK 2018™
· WM 2018™
· Zabivaka™
· ЗАБИВАКА™
· Host City + year™ (e.g. Moscow 2018™)
· КУБОК КОНФЕДЕРАЦИЙ ™
· FIFA Confederations Cup™

Não use as marcas abaixo se não for patrocinador oficial:

Você pode explorar o jogo, falar de futebol, competição, torcida, usar verde e amarelo, mas nunca use na comunicação da empresa algo que diretamente fale da Copa.
Com relação a Seleção Brasileira ocorre a mesma coisa: a camisa da CBF, seus símbolos e IMAGEM DE JOGADORES são vetadas também. Em alguns casos, nem a CBF possui direitos sobre a imagem do jogador, como é o caso do Neymar.

Lembre-se que os robôs que fazem monitoramento de redes sociais estão cada vez mais avançados e é muito fácil seu “marketing de emboscada” ser detectado. Pense bem se vale a pena a dor de cabeça que um post descuidado no Facebook pode causar.

Categorias

Solicite uma proposta:

    Precisa de ajuda? Fale conosco