Marketing e transformação digital: impactos no setor imobiliário

O mercado imobiliário é um dos setores que mais gera engajamento entre as pessoas. O marketing imobiliário abrange ações que visam fomentar resultados de vendas para empresas, construtoras e incorporadoras.

Ter a sonhada casa própria é um dos desejos mais alimentados pelos brasileiros. Dicas de decoração, benefícios de escolher a moradia ideal, condições facilitadas de financiamento e compra, são assuntos que atraem o público em geral e geram fácil engajamento.

Por isso, imobiliárias, construtoras e incorporadoras têm investido no setor de marketing para alcançar estas pessoas, e consequentemente fortalecer a marca com autoridade e credibilidade no mercado.

Mesmo com este cenário otimista do desejo das pessoas, adquirir um imóvel não é uma tarefa simples. O alto custo demanda muito planejamento e um investimento cuidadoso, já que esta decisão pode ter um impacto duradouro na vida financeira. Porém, uma boa estratégia de marketing, atrai e cria considerações naqueles possíveis consumidores.

Transformação digital: a era da internet

Para qualquer desejo de compra e busca, a primeira ferramenta utilizada pelas pessoas, é sem dúvida a internet. Mesmo aqueles perfis tradicionais, que tendem a resistir um pouco mais a digitar no Google o que procuram, a internet representa um canal muito poderoso de praticidade e facilidade para buscar as coisas.

Mesmo no setor imobiliário, em que a maioria dos consumidores sentem-se mais seguros em fazer uma reunião e assinar o contrato pessoalmente, o marketing imobiliário facilitará este caminho, já que o principal objetivo dele é promover a empresa do ramo de imóveis com estratégias certeiras para atingir o público que deseja e está pronto para tomar a decisão de comprar uma casa.

Utilizando um exemplo mais simples. Se alguém digita no Google: quanto custa o tênis da marca X, é porque esta pessoa já decidiu que considera e precisa deste produto, mas o que fará ela optar pela sua marca, é a forma como ela se sentirá atraída e representada pelos valores que sua empresa divulga. 

Com o setor imobiliário não é diferente. Mesmo não clicando no carrinho de compras, são as ações estratégicas de sua empresa que farão as pessoas considerarem sua imobiliária ou construtora. Por isso, a internet representa esse potencial digital que traz maiores chances de os clientes fecharem o negócio com sua imobiliária.

Este tipo de marketing funciona, assim como para qualquer outro setor, para atrair, educar o público, engajá-lo, e por fim, fazer a conversão em vendas.

 

Relacionamento com público

Quando decidem por comprar, alugar ou investir em um empreendimento, as pessoas estão passando por uma decisão muito importante, que envolve muito cuidado e planejamento. Por isso, é preciso que o relacionamento com os clientes e possíveis consumidores seja feito de forma a passar muita confiança e segurança.

A concorrência neste setor é muito forte, então o grande diferencial é a maneira que os valores de uma empresa serão acolhidos pelo público. Nesse sentido, conhecer e fazer um estudo detalhado das personas é essencial para que a mensagem seja direcionada de forma eficiente. Será que somente o preço é o grande atrativo? Pondere sobre um atendimento exclusivo, esteja presente e disponível para tirar dúvidas e trazer soluções para seus clientes.

Ao criar um relacionamento com seu público é preciso ter empatia e sensibilidade para reconhecer as dores e demandas das pessoas e mostrar a elas que sua empresa é a melhor escolha, porque se preocupa e reconhece tais necessidades.

Como criar estratégias para o marketing imobiliário?

O marketing tem uma base essencial, e quando aplicado no setor imobiliário, algumas etapas são as mesmas: muito estudo e pesquisa.

Antes de montar sua estratégia, estabeleça boas relações com os clientes e anote seus objetivos. Conheça o mercado imobiliário, pense em quais são suas metas a serem atingidas e qual o proposito de suas vendas. Lembre-se que o planejamento destas estratégias deve ser elaborado por etapas.

Conheça seu público

O ponto de partida para a divulgação de qualquer negócio é o conhecimento do seu público. Somente com este entendimento é que as estratégias terão sentido. Se o seu negócio é voltado para casas de luxo, por exemplo, é preciso que sua linguagem, seu design e seu conteúdo sejam direcionados para este público. Com os recursos e as ferramentas publicitárias é possível desenhar e alinhar este direcionamento, mas antes disso é preciso um estudo sobre os clientes e possíveis consumidores, para então seguir com os próximos passos.

Entenda e estude o mercado imobiliário

Fortalecer e diferenciar sua marca em um mercado altamente competitivo é fundamental para se destacar. Conheça os tipos de propriedades, legislação e todas burocracias exigidas para tal tipo de compra e venda.

Ter domínio dos aspectos relacionados a este tipo de transação passa segurança ao cliente. E este é um diferencial muito valioso, já que as pessoas se identificam e tendem a se abrir mais quando são atendidas por quem entende do assunto. Com este conhecimento, o consumidor será melhor orientado, e as chances de fechar o negócio aumentam.

Estabeleça sua região de atuação

Assim como conhecer o público, é preciso definir qual é a região que você atende. Estados, cidades e bairros geram diferentes perfis e conhecê-los é importante para afunilar sua estratégia.

Se você oferece serviços diversificados, monte um planejamento que considere os diferentes perfis.

Priorize um atendimento exclusivo

Quando buscam por um imóvel as pessoas precisam ser atendidas para tirarem suas dúvidas. Qual é o atendimento ideal para você? Pensando nisso, estabeleça quais serão seus canais de atendimento: redes sociais, telefone, WhatsApp, e-mail, etc. Mas, lembre-se: ao escolher estes canais de atendimento eles devem operar de maneira satisfatória.

O WhatsApp por exemplo, é conhecido pela rapidez e agilidade para as conversas, então tenha em mente que se você não tem condições de respondê-lo em um curto espaço de tempo, repense seus canais de comunicação. Isso pode gerar frustração e desencantamento em seu público. Os chatbots podem ser utilizados para os primeiros passos da conversa, e direcionarem com mais precisão o que os clientes procuram, mas, saiba que as pessoas querem conversar com outras pessoas, e não com robôs!

Contrate uma agência parceira!

Os serviços de uma agência de marketing e publicidade são elaborados para, estrategicamente, atingir todas as etapas do planejamento. Aqui na Parla, nossa equipe multifuncional é preparada para garantir o sucesso de suas vendas:

– Fazemos o site voltado para a conversão;

– Elaboramos as estratégias de inbound marketing;

– Produzimos conteúdo para atrair e educar seu público;

– Gerenciamos as redes sociais de sua empresa;

– Contamos com assessoria de imprensa;

– Nossos designers fazem vídeos para sua divulgação;

– Planejamos campanhas e e-mails marketing;

– Cuidamos com muito carinho e profissionalismo, de todas as etapas acima 💜.

Fale conosco e juntos, vamos montar o planejamento ideal para seu marketing imobiliário.

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