Iceberg de conteúdo: entre a ilusão do visto e não visto

Iceberg de conteúdo: entre a ilusão do visto e não visto
O que você está vendo em suas redes sociais é somente uma pontinha do trabalho
enorme de planejamento e estudos para o conteúdo que você está lendo em poucas

linhas.

Os textos presentes nas redes sociais são geralmente mais curtos, para garantir o
engajamento e a própria leitura das pessoas, que, cada vez mais impactadas pelo universo
midiático, tendem a se distrair e mudar o foco rapidamente. Por isso, toda parte escrita, dentro
de qualquer campanha de marketing (digital ou não), é elaborada, estrategicamente, para
alcançar e aproximar as pessoas das marcas.
Fazer marketing de conteúdo é uma das novas abordagens de sucesso para campanhas de
publicidade em redes sociais. Mas, o conteúdo em si, por ser amplamente divulgado, faz parte
de um planejamento maior que exige um processo de criação e produção que vai muito além
do que as pessoas estão apenas lendo.

O que é marketing de conteúdo?
Ao rolar seu feed de noticias do Instagram e do Facebook, você se depara, diariamente, com
posts sobre dicas, recomendações, informações e orientações que as lojas e empresas
dedicam-se à apresentar para o público como forma de educá-los para o conceito da marca
para assim, adquirirem considerações a respeito do produto ou serviço que você está
vendendo. Essa abordagem, conhecida como “content marketing” (marketing de conteúdo),
consiste em produzir textos com assuntos significativos e de relevância para que os
consumidores não somente comprem, mas, vejam vantagens em adquirir aquilo que você
oferece como solução.
Por isso, ao investir neste tipo de abordagem, as empresas, almejam que o público crie
conexões e uma certa relação de dependência com a marca, ao se sentirem expectadoras,
aguardando os conteúdos com dicas e acima de tudo, aprenderem mais, por meio de posts
educativos.
Nem sempre estes posts estão relacionados à oferta escancarada de produtos e serviços.
Antes disso, há um planejamento, para o reconhecimento de temas que o público em geral tem
pesquisado. As plataformas que entregam palavras-chaves como o SEMRUSH ou a
ferramenta Keyword Planner do Google Ads, são utilizadas para que sejam encontradas as
palavras e frases relevantes, de acordo com o segmento do produto ou serviço que uma
empresa trabalha.
Com isso em mãos, a equipe de marketing consegue elaborar os conteúdos que criarão essa
atmosfera de necessidade e consideração nas pessoas, e logo, reconhecimento de um
problema e interesse de escolha pela sua marca.

Etapas do funil de vendas
É neste processo de busca e muita pesquisa que são estruturados os conteúdos para o
marketing de sua marca. Por exemplo: uma escola que oferece a metodologia bilingue. Não
basta apenas que seja amplamente divulgado o novo serviço que a escola está oferecendo. É
preciso elucidar e tornar compreensível aos país, por exemplo, os benefícios e vantagens que
a educação bilingue oferecerá aos seus filhos. Qual a relevância de matricular meu filho em
uma escola bilingue? Para essa resposta, é preciso explorar a utilidade do serviço: melhores
estímulos cognitivos, ampliação do repertório cultural, desenvolvimento de habilidades de
lógica e interpretação e etc.
Acredite. Essas vantagens soam para o público como a “menina dos olhos” para famílias que
desejam uma boa educação para os filhos.
Independente do seu segmento, trabalhar o funil de vendas inclui, portanto, produzir conteúdo
e material para diversas etapas, que basicamente incluem: a atração, a consideração, o
reconhecimento, a escolha e o encantamento. Trabalhar e produzir nesta hierarquia de
abordagens traz resultados significativos para a marca, porque demonstra a sensibilidade e o
conhecimento que a empresa tem de seu público.

Entre o visto e o não visto
Percorrer esse longo caminho de pesquisas e estudos, pode gerar como resultado um post
para as redes sociais, um texto para seu blog ou um e-mail marketing. Entre cada linha do que
você está lendo, há uma série de elementos que foram considerados ao longo dessa trajetória,
começando pela definição das estratégias, estudo de tendências e conteúdos, briefings,
produção, criação e revisão, para então ser divulgado nas redes sociais.
Por isso, dentro da produção de conteúdo para web não há espaço para achismos. Fazer
somente uma arte com um texto aleatório, não surtirá efeitos de impacto no público para
considerar sua marca. É preciso muito esforço, pesquisas e estudos.
Já pensou em contratar uma agência parceira para elaborar o planejamento de suas redes com
conteúdo de qualidade? Aqui na Parla, contamos com uma equipe multidisciplinar para
produzir conteúdo, design e tráfego.
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