Páginas e Perfis: Qual a diferença?
Muitas vezes somos consultados por clientes que tem um perfil pessoal no Facebook, que são utilizados para administrar sua marca no Facebook. Na maioria das vezes, por falta de conhecimento técnico, os perfis são criados e depois que se tem uma base sólida de amigos fica complicado para alterar para uma página.
Os perfis foram feitos para uso pessoal, para que você se comunique com amigos e familiares. Quando as marcas enxergaram uma oportunidade de negócio, começaram a criar inúmeros perfis e isso criava muita confusão, pois era até constrangedor uma marca mandando um convite para ser “amigo” dela.
Assim, alguns anos atrás o Facebook criou as páginas (antigamente chamadas de Fan Pages), para separar o que era comercial e o que era pessoal, e oferecer serviços personalizados para cada caso.
Se esse é seu caso vamos explicar algumas dúvidas
- Violação dos Termos do Facebook
Os termos do Facebook são bastante claros e proíbem que se faça qualquer uso comercial em perfis:
https://www.facebook.com/legal/terms
- Limites de número de amigos
O Facebook limita o número de amigos em 5.000 pessoas, que é um número pra lá de razoável para um perfil pessoal. Quando um perfil atinge este número fica bloqueado para acrescentar mais pessoas. Uma página não tem limites e podem ter milhões de fãs sem essa limitação.
- Dados coletados
Uma página possui diversas ferramentas de análise de dados. Você pode conhecer seu público, saber que em que cidade moram, qual a idade, quais posts tiveram maior interação, quais anúncios foram mais efetivos, quantas visualizações teve um vídeo postado, etc. Isso pode ser muito relevante, pois se você vê que um post anunciando “sorvete de morango” em uma página de sorveteria é o mais comentado e curtido, você pode criar alguma promoção com esse sabor. Conhecer quem é seu público permite que você faça um atendimento personalizado.
- Anúncios
O Facebook recentemente mudou seu algoritmo, que é o mecanismo como ele escolhe que uma pessoa receba informações em sua timeline. Ele praticamente deixou claro que se você quiser ganhar dinheiro com o Facebook eles querem que você anuncie, por isso é comum ver posts de marcas que tem 100.000 fãs e 6 curtidas em um post. Significa geralmente que o post não foi patrocinado.
A plataforma de anúncios do Facebook é extremamente poderosa. Eles trabalham com tudo que seus usuários colocam nos cadastros, postam e curtem. Com isso você pode direcionar posts e fazer anúncios extremamente relevantes. A segmentação é muito boa e você pode ainda utilizar sua base de e-mail, visitantes do seu site, etc.
- Profissionalismo
Uma Marca com perfil transmite uma imagem de amadorismo muito grande. Quando recebo uma solicitação de amizade de uma marca sequer vejo quem é. Dá a nítida impressão que a marca não se importa com seu “cartão de visitas”, então será que ela trata seu produto da mesma forma?
- A Marca resolve transformar seu Perfil em Página. O que acontece?
A primeira coisa a ser feita é um backup de todo o material da página, como fotos, vídeos e mensagens, para preservar seu histórico, que pode ser útil em outro momento.
Em seguida todos os amigos são transformados em fãs da página. Se seu perfil tem 2.587 amigos você terá 2.587 fãs. Daí pra frente você poderá selecionar várias pessoas para administrar a página com você, dando privilégios administrativos de acordo com a necessidade.
Por todas essas razões, recomendo fortemente que se você tem um perfil administrando uma marca, faça uma migração com urgência. Como foi falado o Facebook pode simplesmente apagar seu perfil e você perder tudo, inclusive sua base de fãs.
Se tiver mais alguma dúvida estamos a sua disposição para ajuda-lo com a migração.
ELES CHEGARAM: ANÚNCIOS NO INSTAGRAM
Essa semana chegou finalmente aos “pobres mortais” a possibilidade de fazer anúncios no Instagram. Essa é uma ótima notícia para o Marketing Digital.
Os anúncios já estavam funcionando para algumas poucas marcas, mas agora foram integradas à plataforma de anúncios do Facebook, com isso é possível fazer anúncios por um preço mais acessível.
Uma coisa que o Facebook tem e o Instagram não, é a impressionante capacidade de segmentação. Com isso podemos criar um anúncio ou post patrocinado, só para São Carlos, por exemplo, para mulheres com mais de 30 anos, que sejam mães e gostem de teatro. São inúmeras as possibilidades e com resultados bem assertivos.
Desde que o Facebook comprou o Instagram a intenção era encontrar uma forma de monetizar essa rede social. Ao integrar as duas plataformas de anúncios isto se realizou.
A primeira coisa é vincular sua conta do Instagram com a página de sua marca. Se você tiver configurada uma conta de anúncios no Facebook, basta pegar as configurações desta e aplicar nos anúncios do Instagram.
Como a maior parte das contas do Instagram são vinculadas a perfis do Facebook, eles conhecem todos seus gostos e preferências, com isso podem fazer anúncios direcionados. Afinal, se sua marca só atua numa cidade, não faz sentido um anúncio em escala mundial, não é?
Claro que anunciar não é algo tão simples e exige certo conhecimento das plataformas de anúncios. O custo também é algo a ser considerado, pois é necessário um investimento mínimo para se obter resultados.
Se você se interessa em expor sua marca no Instagram, fale conosco.
As mutações do Facebook
Uma das razões pelo qual o Facebook tem conseguido tanto sucesso nos últimos anos é a capacidade de sempre entregar algo novo. Muitas dessas mudanças passam despercebidas, mas elas são quase diárias. A rede social faz mudanças que vão desde os ícones até segmentações avançadas para anúncios.
Desde que o alcance orgânico das páginas foi praticamente morto, para que uma marca alcance seu público é necessário algum investimento para promoção. O Facebook deixou bem claro que ele sempre será gratuito para pessoas interagirem com seus amigos e familiares, mas se sua empresa quer ganhar dinheiro usando a ferramenta deles tem que investir.
As segmentações para anúncios são cada vez mais complexas e a possibilidade de você atingir um público com precisão é bem grande. Suponhamos que sua empresa quer vender roupas para bebê, que morem em São Carlos. É possível você selecionar posts e anúncios para mães e pais que tiveram bebes recentemente. Ou se você vende cerveja artesanal, pode direcionar para pessoas na região metropolitana de São Paulo, se for do seu interesse, e maiores de 18 anos que apreciem essa bebida.
O Facebook tem os dados de todas as pessoas na rede (se você clicou em “Concordo” nos termos de serviço quando entrou não pode reclamar que foi enganado), com isso ele sabe onde você mora, que tipo de celular possui, se é casada ou solteira, se gosta de gatos ou torce por um time de futebol do Cazaquistão. Com esses dados os anunciantes conseguem realizar campanhas personalizadas para cada público.
Fazer uma campanha é complexo, devido à grande variável de segmentações e objetivos. Se você quer resultados e retorno deve sempre procurar um profissional qualificado, pois a plataforma muda tanto, que o que você aprendeu seis meses atrás pode não servir mais para uma nova campanha. Precisa falar com seu cliente? Fale conosco para uma avaliação. A Parla Donna, pode ajudá-lo a conectar sua marca com seu público.
Comunicação Interna: a importância de engajar seus colaboradores
A comunicação interna é o principal meio de relacionamento entre empresa e colaboradores, mas para ser eficaz é necessário que se revele clara e transmita aos clientes internos subsídios que a organização julga imprescindíveis. Ao mesmo tempo, também é importante que tenha a capacidade de repercutir diretamente em seu trabalho, como é o caso dos comunicados que indicam mudanças operacionais, resultados da empresa, eventos culturais, treinamentos e até mesmo um espaço para os próprios colaboradores publicarem outras informações de seu interesse.
A Comunicação Interna engloba todas as práticas e processos comunicativos de uma determinada organização com o seu público interno (funcionários, colaboradores, acionistas). Sendo estabelecida de forma correta, além de resultados positivos nas áreas administrativas e econômica, consegue tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e agradável para todos que constituem a empresa.
Criar um planejamento estratégico, padronizando seus veículos de Comunicação, a organização consegue passar informações importantes, de forma organizada, clara e objetiva para seu público interno, evitando o surgimento de suposições e comentários errôneos, deixando os funcionários seguros e motivados, estabelecendo uma imagem harmônica e clara que transmite confiabilidade e credibilidade.
A Parla, Donna! – Comunicação e Conteúdo tem experiência em criar processos e gerir toda a comunicação interna da sua empresa, independentemente do tamanho e quantidade de funcionários. Fale conosco.
Pense mobile quando for mudar seu site
Uma piada que se ouve em encontros de tecnologia é qual o lugar perfeito para se esconder um corpo. A resposta é: na segunda página do Google, porque ninguém vai lá.
Recentemente o Google alterou seu algoritmo favorecendo sites adaptados para dispositivos mobile e emitiu um comunicado que explica: “Os usuários poderão, de maneira mais fácil, encontrar resultados relevantes e de alta qualidade que são otimizados para seus aparelhos”. Isso acontece porque o número de pessoas que acessam internet via mobile já ultrapassou o acesso por computadores e laptops.
Se seu site não funciona em mobile você simplesmente vai desaparecer na net. O Google inclusive criou uma ferramenta para que você verifique como está a situação de seu website: Clique aqui .
Um site responsivo não é uma cópia pequena de um site para desktop. Os menus têm de ser adaptados para tornar agradável a navegação. Se você tem que ampliar a tela para conseguir ler algo, também já está errado. O visitante de um site mobile não tem tempo para detalhes inúteis, por isso algumas coisas que funcionam em um desktop devem ser deixadas de lado.
Sempre que for mudar o layout do site, antes de ver como ele ficará em uma tela de desktop, peça para ver como ele ficará no celular. Se você não tiver uma boa experiência, troque de template imediatamente.
Mas, lembre-se: apenas ter um site responsivo não garante um ranqueamento excelente, pois isto depende de uma série de fatores. Porém, se você não tiver um site mobile certamente terá muitas dificuldades. Então, faça seu site com quem entende do assunto e está sempre antenado em novidades.
Se tiver alguma dúvida fale com a Parla, Donna para uma consultoria.
Marketing no Facebook
Quando se faz um planejamento de marketing digital, uma coisa que não pode faltar é investimento em publicidade no Facebook. Mas o que faz de tão especial esses anúncios? A segmentação!
Cada vez que você entra no seu perfil, o Facebook monitora cada passo (e não adianta reclamar, pois você aceitou os termos de uso quando entrou na rede). Ele sabe onde você mora, se você é casado ou solteiro, onde estudou, qual a profissão, se você gosta de cerveja ou vinho, ou gatos em vez de cachorros, até se seu celular é iPhone ou Android. Sempre que você posta ou comenta algo na rede você fornece dados para o Facebook.
E como o Facebook usa esses dados? Direcionando para sua timeline os anúncios que mais tenham relação com você. Por exemplo, se você curte páginas sobre vinho a chance de receber anúncios sobre essa bebida é enorme.
As possibilidades para um anunciante são imensas, pois você pode segmentar por idade, gênero, localização, interesses, etc. Com isso pode fazer anúncios com uma chance muito grande de atingir seu público.
É possível direcionar os visitantes para seu site, por exemplo. Quantas vezes você entra no site de uma loja para ver o preço de um produto, e ao entrar no Facebook você dá de cara com um anúncio da loja? Isso pode ser implementado com algum conhecimento básico.
Vamos dizer que seu negócio tem uma lista grande de e-mails de clientes. Você pode subir esses dados em uma plataforma do Facebook, e caso o e-mail do seu cliente seja o mesmo em que ele acesse a rede social, este receberá um anúncio do seu negócio quando estiver navegando na rede social.
Isso são apenas alguns exemplos de como funcionam esses anúncios, pois existem várias outras opções. Por isso mesmo hoje o Facebook é a grande “pedra no sapato” do Google, que domina a publicidade digital mundial. Então, se você quer se comunicar com seu cliente, pense seriamente no Facebook.
A Força da Marca
Marca é algo importante para nós, da Parla Donna. Na maioria dos casos, ter uma marca consolidada é uma das principais dificuldades que uma empresa nova enfrenta na hora de conseguir novos clientes e passar credibilidade.
Não adianta ter o melhor produto, atendimento ou serviço, se a marca não tem uma boa visibilidade no mercado.
Marcas estão nas ruas, nas casas e estão sendo sentidas, vividas e experimentadas. Por isso, não deixe sua marca ficar no escuro, apareça, fortaleça e cresça com a Parla Donna!
A importância de se ter um blog
Os primeiros blogs surgiram no final dos anos 90, como uma forma simples das pessoas se expressarem sobre os mais variados temas. A simplicidade para atualização e personalização foi muito importante na época, mas o que realmente fez diferente foi a possibilidade de interação com os leitores. Ao contrário de outras mídias nas quais a visão do escritor era soberana, nos blogs existia a possibilidade da pessoa debater, elogiar e até mesmo criticar o autor.
Essas ferramentas mudaram muito desde então. Ficaram mais modernas, os templates mais eficientes e a principal ferramenta para construção de blogs (o WordPress) ficou tão complexa que hoje é usada não somente em blogs, mas em sites inteiros.
Quando as marcas perceberam que alguns blogs tinham mais audiência que várias mídias tradicionais perceberam que era uma forma de agregar importância e credibilidade à marca.
Por que uma empresa investiria em um blog?
- Melhor posicionamento da marca: uma empresa com um blog bem escrito e com publicações condizentes com o mercado da marca torna a marca uma referência sobre o assunto.
- Trafego para o site: um blog posicionado dentro de um site aumenta o fluxo de pessoas para o site da empresa.
- Aumenta a relevância de seu site: o Google adora conteúdo relevante. Se sua marca posta regularmente, o buscador entende que a marca tem uma relevância maior, com isso na página de procura do Google ao site da empresa ficará posicionado em uma posição melhor.
- Relacionamento com o cliente: é uma maneira muito bacana de falar mais sobre seu negócio, produto ou serviço e ainda ter o retorno do cliente. Ele pode comentar e dar sua posição sobre o post, o que pode gerar bons insights.
- Aumento do ROI: os profissionais de marketing que priorizam a criação de blogs são 19 vezes mais propensos a desfrutar de um ROI positivo. Ou seja, projetos com blog aumentam a chance de retorno financeiro.
Por isso tudo um blog é uma ótima oportunidade de aumentar a visibilidade de sua empresa. Pense nisso quando for fazer seu planejamento de marketing.
Antes do Photoshop
Cada dia mais as empresas de comunicação, incluindo a Parla, Donna, fazem uso das mais avançadas ferramentas e programas para deixar a arte ao gosto do cliente. Hoje conseguimos fazer coisas incríveis com uma rapidez impensável anos atrás.
Assistam esse vídeo sobre como era feito um anúncio antes da invenção do Photoshop.
Conteúdo e designer
A Parla Donna desenvolve conteúdo e layout para material gráfico (folders, anúncios e flyers). Conteúdo exclusivo feito por jornalistas e publicitários, além de inovação no design. Sua empresa merece este cuidado. E você, não paga mais por isso.