Threads é o fim do Twitter?

Ultimamente as redes sociais repercutiram sobre a briga no octógono do dono do Twitter, Elon Musk, contra o dono da Meta , Mark Zuckerberg, que estão querendo resolver as diferenças na porrada. Se o Musk não gostava do adversário, agora tem uma nova dor de cabeça.

Essa semana foi liberada a nova rede social dos donos do Facebook, Instagram e WhatsApp: o Threads. Nós já estamos lá (@parladonna) e vamos falar aqui nossas primeiras impressões:

O Cadastro

Os cadastros estão liberados no site https://www.threads.net/ . Ao entrar você conecta automaticamente ao seu perfil do Instagram, importando foto do perfil e biografia. Com isso você mantém o mesmo user name do Instagram, facilitando a divulgação.

Ao fazer o cadastro aparece a opção de seguir os perfis no Threads  das pessoas que você já segue no Instagram. Isso facilita muito, pois muitas redes sociais fracassam porque a pessoa entra, e fica com preguiça de procurar os perfis. Com isso a rede já parece estruturada, e isso foi a grande sacada.

Aparência e postagem

A  nova rede social se parece muito com o Twitter mesmo. O  limite de caracteres são 500, mas se você ultrapassar esse limite será criada uma nova publicação automaticamente.

O Feed tem o nome de fediverso, e ainda não deu para entender como funcionará. Um dos maiores sucessos do Twitter são os feeds na ordem cronológica. Então se, por exemplo, aconteceu um evento importante, ao seguir a hashtag principal, você consegue ver o que acontece em tempo real. Isso é extremamente útil e no Instagram e Facebook privilegiam os assuntos e seguidores do momento. Então acontece de aparecer pra você uma postagem de dias atrás, porque você tem muito interesse em determinado assunto / seguidor.

Integração com outras redes sociais

Essa é mais uma jogada de mestre: Você pode compartilhar um post no Thread para ir para o Instagram no Feed, Stories, enviar por WhatsApp, e vice-versa. Muitos geradores de conteúdo, que usam o Twitter como forma de se expressarem costumam printar seus tweets e publicá-los no Instagram, e esse recurso já vem incorporado nativamente. Isso é uma mão na roda.

As principais dúvidas

Há muitas perguntas no ar ainda:

  • Como funciona o algoritmo? O que será determinante para aparecer no feed?
  • O Twitter é um bocado mais liberal nas regras de conteúdo; por exemplo conteúdo adulto. Mas o Thread segue os mesmos termos do Facebook, ou seja, cuidado com o que for publicar. Será que o pessoal que produz conteúdo sensível se interessará pela rede?
  • Como se portarão os produtores de notícias, grandes portais, políticos e influenciadores?
  • E as marcas? Vão ter perfis de negócios diferenciados, como no Instagram e Facebook?
  • O Thread será incorporado ao Business Manager da Meta? Pois por enquanto só dá para postar pelo celular. Como agência é complicado para administrar várias marcas, apenas pelo celular;
  • Vai ter uma plataforma de anúncios? Certamente. Como vai ser? Não dá para saber;
  • Segurança: Se uma pessoa invadir sua conta no Instagram, vai ter acesso a conta do Thread. Pode ser um problema dobrado;
  • A rede do passarinho azul nunca conseguiu uma forma de ganhar dinheiro, sempre foi deficitária. Como a Meta vai monetizar?

Finalizando

O Thread é uma rede que tem várias coisas interessantes, e creio que não terá muitos problemas para ultrapassar o Twitter no número de utilizadores, pois bastará 20% dos utilizadores do Instagram criarem perfis para bater esses números.  Acredito que muito em breve várias questões acima sejam respondidas, mas tenho a impressão que essa briga fora do octógono ainda vai longe.

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