Quanto vale a opinião pessoal do dono do negócio?

Quem gosta de futebol, vê constantemente um jogador que troca de time beijar o escudo da camisa e fazer provocações com o clube anterior. Algumas vezes o clube preterido é o clube de coração do atleta, mesmo assim ele desfila os chavões do vocabulário de torcedor para conquistar a torcida. Isso na verdade não passa de marketing pessoal, onde ele quer “ganhar a torcida” do novo time.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem trabalha com marketing é justamente o cliente não separar seu gosto pessoal do gosto de seus clientes. Restringir campanhas por suas percepções pessoais pode prejudicar muito os negócios.

Para entender melhor, imagine que você seja o proprietário de um restaurante vegano, mas adora fazer um “churrasquinho” com os amigos, é obvio que divulgar isso na página de seu restaurante não fará bem aos negócios.  O segredo para o sucesso é se colocar no lugar do público alvo. Conheça alguns erros comuns que você pode estar cometendo ao fazer marketing nas redes sociais:

Não conhecer o público

Muitas pessoas se apegam aos chavões ultrapassados e “achismos”. Conhecer o público é algo que leva tempo e estudo. Se sua campanha é online você precisa fazer testes para saber quais os canais ele frequenta, que horas costuma estar conectado, se ele entra mais via celular, e se usa 4G ou Wi-Fi. É algo complexo e geralmente um acompanhamento minucioso dos relatórios.

Opinar em campanhas de AdWords

Quando se trabalha com o Google AdWords, o sistema de publicidade do Google, são levados em conta diversos parâmetros para pensar em um anúncio de sucesso.  E isso tem a ver quais palavras-chave foram escolhidas, se o anúncio tem relação forte com elas, se a página de destino corresponde ao que está sendo anunciado e se a verba investida é suficiente para que fique no ar o maior tempo possível. Além das segmentações de locais, horários, remarketing, variações para mobile, display, entre outros.

Muitas vezes um anúncio de AdWords bem-sucedido não é o que tem palavras “mais bonitas”, mas o que escolhe as mais eficientes. Lembre-se que a finalidade é levar a pessoa ao site, confie no seu analista que ele sabe como fazer isso.

Impulsionar posts por conta própria

Alguma vez você já clicou no botão Impulsionar Publicação para promover suas publicações?  Talvez você não saiba, mas o “Impulsionamento de publicação” é um desperdício de seu dinheiro. Se você estiver impulsionando muitas vezes, pode estar jogando muito dinheiro fora. O Facebook dispõe de milhares de combinações de anúncios com segmentações super avançadas. Só que o Gerenciador de Anúncio é uma ferramenta complexa, leva bastante tempo para dominá-la plenamente e mesmo assim toda hora é alterada alguma configuração em menor ou maior grau. É comum ter que esquecer aquela forma com que trabalhou por meses e ter que aprender tudo novamente por causa da mudança do algoritmo.

 Por isso, o Facebook implantou o botão “for dummies” azul, onde qualquer pessoa seleciona a localização, interesses, idade e fim, o anúncio está pronto. É só inserir o número do cartão de crédito.

O que muitos não sabem é que como as segmentações são bem básicas, a performance é ruim, mas ainda é melhor do que uma postagem orgânica. Isso passa para o cliente que o investimento está funcionando, mas a verdade é que ele está pagando bem mais do que precisaria.

Por isso, se você não tem tempo para estudar diariamente a ferramenta de ADS e participar de fóruns, discussões, aulas sobre o assunto, deixe seus anúncios para quem já fez isso. Ter um bom desempenho do Facebook é importante para engajar mais usuários e criar uma imagem positiva de sua marca

Arte para postagens

Em algum momento, uma campanha de anúncio no seu Facebook mostrou que a imagem continha muito texto e que não era recomendável? Pois é, essa é a famosa regra dos 20% do Facebook e o impacto dela pode ser muito significativo para o resultado da sua campanha. Mais de 80% do tráfego do Facebook é mobile e a maior parte dos smartphones no país são de telas relativamente pequenas, o que dificultará muito a leitura. E mesmo que a publicação seja aprovada no Facebook dificilmente trará algum resultado.

Opiniões polêmicas

Gerar polêmicas na internet apenas para aparecer e ser visto por todos, pode custar caro.  Durante a última crise política algumas empresas tomaram partido de um lado ou outro, e isso acabou gerando polêmica e consequentemente agredindo a imagem de suas marcas. Por isso, se você é dono de uma empresa evite discussões em assuntos relacionados a política, religião, sexualidade, entre outros. Lembre-se que seu negócio precisa estar em sintonia com o que o mercado quer, por que se não estiver ele pode sair prejudicado. Pense bem se sua “mãozinha” não vai atrapalhar mais do que ajudar!

Não seguir padrões da franquia

Alguns donos de unidades franqueadas muitas vezes discordam dos padrões da marca que representam e fazem diversas modificações que vão de encontro com a matriz. Uma franquia é feita de uma marca na qual os modelos foram testados por anos, equipes de marketing elaboram guidelines para que exista uma padronização da comunicação. Logicamente cada franquia pode adaptar suas necessidades e insights nesta comunicação, mas descartar tudo o que a matriz oferece é um problema grave. É como abrir uma franquia de escolinha de futebol do Corinthians e pintar as instalações de verde. O que acontece é que geralmente o franqueado não consegue atingir suas metas e a comunicação desenvolvida “em casa” ajuda muito a prejudicar os números.

 

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