Qual é o Perfil do Aluno EaD no Brasil?

O Marketing Digital pode ser um aliado no desenvolvimento e no sucesso das Instituição de Ensino a Distância (EAD).

Recentemente, o Facebook realizou uma pesquisa voltada à educação a distância. A exploração do tema pode ser muito interessante para as agências de publicidade, pois os dados podem ajudar muito durante a divulgação. A pesquisa levantou um tema fundamental: quem são as pessoas que estão interessadas em estudar? O resultado baseou-se basicamente em dois tipos de alunos: jovens e pessoas rumo à especialização.

A pesquisa também apontou que a faixa entre 18 e 24 são interessadas em Graduação presencial, EaD e cursos que saiam do comum com design e idiomas. Diariamente, este público passa um pouco mais de duas horas no Facebook, Messenger, Instagram ou WhatsApp. Cerca de 42% dessas pessoas se conectam com as marcas que curtem.

Pessoas rumo à especialização procuram uma graduação ou cursos que os qualifiquem. Tem entre 24 a 50 anos e o foco é Universidade EaD, MBA, Cursos Livres, Cursos de Idiomas e cursos preparatórios para concursos.

O perfil do aluno EaD é composto por 59% mulheres e 41% homens, 66% tem mais de 30 anos, 85% estão trabalhando e 52% contribuem para o sustento da família. Além disso, o aluno EaD permanece mais tempo em redes sociais do que vendo TV. Por isso, é tão importante estar presente nas redes sociais de uma maneira planejada.

Outro fator importantíssimo é o tempo que o aluno leva para escolher a área em que vai atuar. A escolha do curso e da instituição pode levar de dois meses a mais de um ano. Para este público, é fundamental procurar informações, comparar as vantagens perante outros cursos semelhantes e de concorrentes.

(Fonte: Facebook)

Por isso, ao fazer uma campanha deve-se ter em mente que pode demorar muito tempo para que a conversão aconteça. E é necessário que a campanha atinja pessoas em diferentes momentos do funil de vendas.

(fonte: Facebook)

Uma boa divulgação envolve mostrar a qualidade da Universidade e o leque de cursos, além de sua metodologia de ensino. Através dos leads, os “candidatos” entrarão em contato e conhecerão todas as vantagens do curso. Quando uma pessoa responde a um anúncio com seu telefone e e-mail, é imprescindível que o profissional saiba todas as questões que possam sanar as dúvidas, que tenha um material pronto e leve em conta o que o interessado está pesquisando. Além disso, é muito importante que o aluno se sinta acolhido e seguro de que a decisão dele será a correta.

Desta forma, faça um planejamento para cuidar de uma página do Facebook e não se esqueça de alinhar os anúncios com o público que você deseja alcançar.  Lembre-se de se colocar no lugar do “candidato”. Pense: “isso que estou publicando me deixaria curioso sobre o curso ou a universidade? Agregaria algo?” O uso de personalidades é extremamente importante na construção da marca, mas seria a melhor opção em outras etapas para o afunilamento do público alvo?  Certamente que não, por isso, produza sempre conteúdos diferenciados para alcançar os resultados desejados.

 

Segue o link do estudo completo do Education Summit do Facebook: https://goo.gl/6AQQH1

 

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