O Instagram mudou – Como adaptar a sua empresa às novas regras

Desde que o Instagram foi adquirido pelo Facebook por uma grana preta, a rede social se manteve por um bom tempo funcionando de uma forma meio que independente do grupo principal. A maioria das mudanças foram feitas internamente, como possibilidade de segmentações de anúncios, integrações de compartilhamentos direto entre as redes etc. Nada que fosse muito impactante.

Há cerca de um ano as coisas começaram a mudar. Primeiro foi em relação a distribuições de conteúdo: antigamente você recebia cronologicamente os posts de quem você seguia, depois foi mudando para receber dos perfis que você mais interagia. Isso já foi uma grande mudança.

Recentemente, foram anunciadas mudanças radicais na rede, que implicarão muito na distribuição de conteúdo. Há muito tempo que o Facebook/Instagram pegam no pé de ferramentas de automatização de publicação de conteúdo. Todo mundo deve ter visto aquelas propagandas de gente oferecendo curtidas, likes e seguidores (confira o vídeo https://goo.gl/S9wLRG). Visando combater essas picaretagens foram estabelecidas novas regras que você deve estar atento:

USO DE HASHTAGS

Quem nunca viu posts com duas linhas de texto e 50 hashtags logo abaixo? Quem faz isso dançou. Agora o Instagram vai privilegiar posts com até CINCO hashtags. E não é só isso, se você usar sempre AS MESMAS CINCO, o Instagram interpretará que você está usando ferramentas de automação, então a distribuição cairá abruptamente e seu perfil com o tempo correrá o risco de ficar na “geladeira”. Assim, a dica é: use somente cinco hashtags relevantes a foto e varie sempre.

ENGAJAMENTO

O Instagram vai restringir a exposição da sua conta baseado no envolvimento, ou seja, se seu perfil tem muita gente engajada terá exposição maior. Só que aí vem mais uma pegadinha contra os programas de automatização: NÃO SERÃO contabilizados como envolvimentos aqueles comentários como “linda”, “demais” “arrasou”, etc. Serão reconhecidos comentários autênticos com mais de quatro palavras e recomenda-se responder estes comentários em até 60 minutos para que a relevância seja confirmada.

10% DE EXPOSIÇÃO

Por que o engajamento vai ser tão importante? O Instagram vai mostrar sua publicação para apenas 10% da sua base de seguidores. Se tiver bom engajamento, eles começaram a liberar automaticamente para mais pessoas, mas se o engajamento for baixo…. já sabe o que acontecerá, não é?

Por isso não existe solução mágica: se você comprar 10.000 seguidores, vai aparecer um monte de gente da China, Arábia ou Ucrânia. O Facebook vai mostrar seu post para 1.000 pessoas que têm como idioma principal o mandarim. A não ser que você esteja disposto a interagir com esse público, certamente você estará jogando dinheiro fora e sua conta será prejudicada seriamente.

Somente recentemente o Instagram liberou acesso a API (que é a entrada oficial para que um software externo interaja com a ferramenta) para alguns parceiros confiáveis. Isso ainda é apenas para AGENDAMENTO DE POSTS ou interações. Automatização de curtidas, seguir perfis ou hashtags automaticamente não estão liberadas. Existem centenas de softwares oferecendo isso, mas deve-se levar em conta que com as novas mudanças sua conta poderá inclusive ser bloqueada definitivamente se abusar dessas ferramentas. Coloque isso na balança ao contratar o serviço, converse muito com quem oferece soluções milagrosas.

Dica: Conquiste seguidores REAIS. Vai demorar? SIM! Vai dar trabalho? SIM. Mas planeje suas ações com cuidado e não se preocupe em inflar seu perfil. Um perfil com mil seguidores reais, que se interessam realmente pelo seu produto vale mais do que um perfil de um milhão de seguidores falsos.

Alguma dúvida? Estamos prontos para atendê-lo.

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