Quem tem uma conta comercial no Instagram sabe o quanto engajar sua marca faz diferença para alcançar seu público e vender seu produto ou serviço.
Ter engajamento nas redes sociais significa estabelecer boas relações com os consumidores. Essa relação é fortalecida pelas boas experiências com a marca e com a identificação do público com seu produto ou serviço.
Mas, esse processo de gerar autoridade para seu negócio não é tão simples quanto parece. É preciso elaborar melhores estratégias para a expansão do seu perfil para a chegada de novos seguidores e conquistar a tão sonhada referência no mercado.
- Planeje seu posicionamento
Conheça seu público e crie uma linguagem adequada para se comunicar, produzindo um material que agregue conhecimento para essas pessoas. Nem sempre uma comunicação que funciona em um segmento irá funcionar para outro. Lembre-se que as pessoas entram nas redes sociais a princípio, para engajar com seus amigos ou receber um conteúdo interessante. Interagir com marca não é prioridade para ninguém. Então produza material que não seja apenas propaganda.
- Utilize uma identidade visual
Sua marca deve seguir alguns padrões que a torne identificável, que pode ser através de cores, molduras, fontes, etc. Algo que a pessoa bata o olho e saiba de quem se trata.
Use seu logo, mas com descrição.
- Frequência é importante
Publique com uma frequência adequada para seu negócio. Faça um planejamento em que você poste material interessante, mas sem cansar o público. Se você tem um perfil de notícias faz sentido publicar várias vezes ao dia, senão uma publicação diária é mais do que suficiente. O algoritmo que seleciona o que uma pessoa vê em sua timeline escolhe, normalmente, uma publicação para ser exibida por dia, a não ser que você seja MUITO fã do perfil, então se publicar mais do que uma vez não significa que a pessoa será impactada mais vezes.
- Interaja com seus seguidores
Procure responder os comentários e directs, não deixe seu seguidor “no vácuo”. Valorize suas interações.
- Publique Stories
Aqui você pode publicar mais de uma vez por dia, desde que seja interessante. Explore figurinhas, faça perguntas, use filtros. Procure explorar situações cotidianas com vídeos, algo divertido que faça a pessoa assistir até o fim.
- Faça Reels
O Instagram anunciou que todos os vídeos da plataforma se tornarão Reels. Você pode fazer vídeos de 15 até 90 s. De preferência para os vídeos mais curtos e só utilize os tempos maiores se for absolutamente necessário e o conteúdo for excepcional. O vídeo deve passar a mensagem sem som, mas vai encantar se a trilha sonora for legal.
Em perfis comerciais você não encontrará músicas das paradas ou de autores famosos. Mas, tem uma seleção de músicas e sons dentro da plataforma que você pode usar livremente para “criar o clima do vídeo”. A ferramenta “Reels” pode ser usada para você demostrar o passo a passo de um projeto, ou uma receita. Use para contar uma história. Você encontra vários filtros e formas de tornar seu vídeo mais dinâmico.
- Explore formatos diferentes
Não fique preso em apenas um tipo de publicação: equilibre fotos, vídeos, carrosséis, stories e reels.
O carrossel pode ser usado para contar uma história em vários cards, fazendo com que a pessoa deslize de uma foto para outra, interagindo com a publicação. O Instagram favorece perfis que utilizam vários formatos.
- Use hashtags relevantes
A Meta pune publicações com excesso de hashtags, então seja seletivo.
Não use hashtags genéricas, use no máximo cinco, e que tenham a ver com o conteúdo do post.
- Pesquise
Use o campo de pesquisa do Instagram para pesquisar as hashtags que são relevantes para seu negócio e descobrir as tendências que as pessoas estão buscando, discutindo e fazendo para encontrar inspiração para criar material.
- Mídia paga.
Se você quer aumentar a visualização do seu material uma forma bem eficaz é investir em anúncios. Esqueça aquele botão azul pedindo para “Turbinar” a publicação. O público e as funcionalidades são bastante limitadas e facilmente uma pessoa leiga pode se atrapalhar e fazer com que seja gasto bem mais do que pretende. Use o Business Mananger. Lá você pode fazer um público de pessoas que costumam interagir com seu perfil e criar um público semelhante, que são pessoas com as mesmas características dessas, mas que não conhecem você, para receber a publicação.
- Compartilhe as publicações no Facebook.
Não caia em modinhas que falam que o Facebook está morto, pois na verdade ele continua ativo e tem um ótimo público. Configure o App para que compartilhe automaticamente as publicações e Stories na página associada.
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