Porque o alcance orgânico no Facebook é tão ruim?

Quem trabalha com o Facebook tem feito essa pergunta desde o tempo em que o Facebook começou a descobrir como ganhar dinheiro na rede social. Às vezes você faz um post com uma arte bacana, de um tema bem cool e quando vai para o ar apenas 5 pessoas do seus 10.000 fãs curtem. Aí vem aquele mantra de se fazer singelas homenagens à mãe do Mark Zuckenberg.

No Reddit o Brian Cristiano  dá uma explicação bem plausível sobre o assunto, então, complementei com minhas próprias observações.

O Facebook só quer ganhar dinheiro com mídia – Essa é a explicação que 99% das pessoas pensam logo de cara. Só que não é só isso. O Facebook é uma empresa de mídia e qualquer empresa do segmento quer ganhar dinheiro, da emissora líder da TV até o camarada que anuncia pamonha no alto falante de uma Brasília velha. Todo mundo gosta de faturar, então, por que o Facebook seria diferente? Mas essa é uma visão errônea das coisas.

O que o Mr. Zuck sempre usou como pilar do Facebook é o engajamento, para levar o melhor conteúdo para as pessoas certas existe um algoritmo (antigamente chamado de Edge Rank, mas hoje é apenas algoritmo do newsfeed). Seria impossível você receber diariamente todo o conteúdo que publicam seus 350 amigos e 400 páginas que você segue. Então, esse algoritmo faz um filtro para entregar o melhor conteúdo para a pessoa certa.

Como funciona quando eu posto? Você posta aquele post bacana na sua página, aí o Facebook entrega esse conteúdo para uma pequena parcela dos seus fãs, que tenham mais a ver com seu post (cerca de 1% da base de fãs). Um teste para ver a aceitação do material.

Se o teste vai bem, tudo bem, o Facebook entende que mais pessoas querem ver aquele post, então abre para mais 2% ou 4%. Se continua performando bem ele vai ampliando cada vez mais. Mas se no primeiro teste (com aquele 1% da base) não foi bem, aí ele para de mostrar seu post para as pessoas.

Uma das coisas que se deve ter muita atenção é que o algoritmo continua rolando sempre e se você faz um conteúdo que não agrada as pessoas seguidamente, cada vez menos pessoas irão ver seus posts. O Facebook entende que a página só posta conteúdos de baixa qualidade e para de entregar. Por isso deve-se sempre pensar em postar bom conteúdo.

O conteúdo patrocinado é a solução? Sim e não; pois com o patrocínio você garante que mais pessoas vejam sua publicação, mas mesmo assim deve-se prestar atenção não só no conteúdo, como também na segmentação.  Aqueles botões de impulsionamento de posts e páginas nas timelines são péssimos, com recursos muito básicos para que compense o investimento (um colega diz que cada vez que alguém impulsiona o post pela timeline um panda morre). Qualquer profissional da área conhece o Power Editor que é uma ferramenta avançada para anunciantes e é com ela que o pessoal sério de marketing trabalha.

Então, sempre que for postar algo na timeline de sua página pense bem no conteúdo e caso resolva patrocinar, por favor….não mate nenhum panda.

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