O fim dos temidos 20% nas imagens patrocinadas do Facebook

Nos últimos dias o mercado digital recebeu uma notícia muito aguardada: os anúncios feitos para o Facebook não seriam mais rejeitados por terem mais do que 20% de texto. Para quem não sabe o Facebook até dias atrás rejeitava qualquer imagem que fosse patrocinada se ultrapassasse este limite. Se você insistisse e tivesse muitos anúncios reprovados sua conta inclusive poderia sofrer punições.
Isso sempre gerou uma tremenda dor de cabeça com clientes, designers e Social Medias. O Facebook sempre julgou que muito texto polui demais a timeline, e que o ideal é que não tenha nada escrito e a imagem fale por si. Se eles estão certos ou não vale a discussão, mas uma empresa que chegou onde chegou deve conhecer bem seu mercado, correto?
Como muita gente reclamava sobre o assunto o Facebook resolveu acabar com essa limitação…Só Que Não… Eles não reprovam mais o anúncio, mas quanto mais texto, mais você vai ter que pagar para que ele chegue ao seu público. Foi algo como: “Quer textão? OK, mas vai pagar caro por isso.”
Agora temos 4 categorias de anúncios com texto:
1) OK

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No exemplo acima é como o Facebook recomenda que os anúncios sejam feitos. Vão ter uma boa distribuição. Como podem ver o logo aparece no canto direito e nada de texto.

2) Low

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A entrega do anúncio não será grande. Tem texto e logo, e o Facebook recomenda que seja feita alterações.

3) Medium

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O Facebook considera que a imagem tem texto demais, e a distribuição será muito baixa.

4) High

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O excesso de texto vai reduzir a praticamente zero a distribuição.

Como os anúncios do Facebook são disputados como leilão, se você tiver uma qualificação baixa do anúncio, e seu concorrente uma classificação melhor, este último terá preferência na exposição e o anunciante terá que pagar muito mais que o concorrente para conseguir fazer com que seu anúncio apareça o mesmo tanto.

Um ponto importante é que essa liberação da trava dos 20% irá permitir mais liberdade para os criativos, mas isso terá um custo e deve-se pensar quanto isso valerá a pena ser usado.

Isso tudo que explicamos aqui é apenas um aspecto da complexidade de fazer anúncios relevantes para o Facebook. Cada vez mais é necessário que um profissional qualificado e atualizado fique por trás das campanhas de uma marca.

Caso precise de uma consultoria, fale conosco.

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