Como usar Hashtags na Redes Sociais

Hoje muita gente usa hashtags (também conhecido como “jogo da velha”), para tudo. É uma comunicação que começou no Twitter e hoje está presente em várias redes sociais, mas você sabe como surgiu e como utilizar?

Como dissemos esse é um recurso implantando no Twitter, para ser utilizado como indexador, uma tag para um determinado assunto que está sendo discutido. Por exemplo, eu estou acompanhando um jogo do São Paulo na TV e quero saber o que as outras pessoas estão falando sobre o assunto. Se eu fizer uma busca na hashtag #SPFC, todas as menções de pessoas que fizeram uma publicação com a mesma tag serão exibidas. Por isso esse recurso é bastante usado por emissoras de TV para discussões ao vivo. Se você vai comentar algo que é interesse de várias pessoas, uma hashtag faz bastante sentido.

Mas tem muita gente que usa esses recursos de maneira totalmente equivocada, então segue algumas dicas:

  • #NinguémPrestaAtençãoEmHashtagsMuitoLongas.

Você fazer uma hashtag gigante não vai funcionar. Só vai demonstrar que você não sabe usar o recurso. Um Twitter tem apenas 140 caracteres, se você colocar hashtags longas como é que você vai escrever sua mensagem.

  • Use #Coerência com o #Conteúdo

Se você está postando sobre a venda de um apartamento no Campo Belo em São Paulo, você pode usar hashtags como #apartamento #CampoBelo #SãoPaulo etc. Não tem nada a ver você colocar hashtags como #Feliz #MelhorSorveteDoBairro #BBB2015. Coloque sempre hashtags que tenham a ver com o conteúdo da postagem. Tenha sempre em mente o objetivo desta hashtag estar presente.

  • #Não #Coloque #Uma #Hashtag #Para #Cada #Palavra

Isso é algo comum que demostra que a pessoa não sabe para que serve o recurso e soa infantil. Se é para uma marca então pega muito mal.

  • #OnreAOrtografia

Para não pagar mico tenha o cuidado de ter certeza que sua Hashtag está escrita corretamente. Ou seja, #HonreaOrtografia

  • Crie uma hashtag para sua #campanha

Se você quer mensurar e ampliar o alcance de uma campanha crie uma hashtag exclusiva. Use essa tag não só digitalmente, mas nas campanhas off-line, para reforçar a mensagem.

  • Pesquise os #TredingTopics

Uma coisa que funciona muito bem é fazer um post usando uma hashtag popular do momento. Pesquise e, caso seja coerente com seu post, use a vontade. Assim pessoas que estejam navegando nesse assunto poderão ver sua postagem.

  • #MaiúsculaMinúscula

Uma forma de deixar mais agradável a leitura de suas hashtags é usar letras maiúsculas antes de cada palavra. E hoje em dia você pode e deve usar acentuação nas palavras, quando elas tiverem.

  • Hashtags funcionam bem no #Facebook?

Se no Twitter e Instagram as hashtags funcionam muito bem, no Facebook segundo estudos recentes:  o resultado é nulo. Não adianta encher um monte de hashtags no seu post, pois isso não irá aumentar o alcance deste.

  • #Excesso

Uma outra coisa que não pega bem é o excesso de hashtags em um post. Frequentemente vemos no Instagram uma postagem com 4 palavras e mais de 10 hashtags. Isso fica muito feio e também não pega bem. Use o recurso com moderação.

 

Agora que você viu essas dicas fique à vontade para usar hashtags a vontade, sempre com moderação e objetivo.

 

 

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